Séries de Web | Memória
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
A Santa e o Bruxo || Capítulo 12 EmptyÚltimas imagensInícioWeb SériesWeb NovelasProcurarGaleriaRegistarEntrarA Santa e o Bruxo || Capítulo 12 Barra_10

 

 A Santa e o Bruxo || Capítulo 12

Ir para baixo 
AutorMensagem
grimaulde.gomes
Autor
Autor
grimaulde.gomes


Idade : 48
Cidade : Várzea Da Palma, Minas Gerais, Brazil

A Santa e o Bruxo || Capítulo 12 Empty
MensagemAssunto: A Santa e o Bruxo || Capítulo 12   A Santa e o Bruxo || Capítulo 12 Empty21.05.13 20:47

FLASHBACK

Um dos escravos do Jesuíno Velho chegou correndo, e afoito para avisar o senhor de que o Visitador estava em sua casa.

JESUÍNO VELHO – O Visitadô da Inquisição? Mas por que?
ESCRAVO – Num sei não, sinhô. Mas ele tá la sala querendo ter um dedo de prosa com o sinhô....

Jesuíno Velho chegou na sala e o Visitador sequer se deu o trabalho de se levantar do seu lugar.

JESUÍNO VELHO – Sinhô Visitadô...

O Visitador fez um sinal com as mãos, ordenando que o seu auxiliar desenrolasse o papiro e começasse a ler.

AUXILIAR – O Excelentíssimo Visitador da Inquisição, por ordem do Inquisidor-Geral de Portugal, Francisco Garrido de Alcântara Pinhão, por deliberação do Altíssimo, e inspiração da Virgem Maria, instala um Santo Inquérito nessa vela de Barra do rio das Velhas, arrolando como réu por heresia, por manter contato visual com objeto alheio à fé cristã e manter silêncio de tal ato, o senhor Jesuíno Teobaldo Ferreira.
JESUÍNO VELHO – Mas como assim?

Dessa vez, o Visitador levantou-se de um salto, da cadeira onde estava.

PADRE GONZÁLEZ – Será instalado um Tribunal Eclesiástico aqui em Barra do Rio das Velhas, e o senhor será investigado, senhor Jesuíno.
JESUÍNO VELHO – Mas por que?
PADRE GONZÁLEZ – Por ter tido contato com um objeto herético e manter silêncio a respeito.
JESUÍNO VELHO – Do que o sinhô tá falano?
PADRE GONZÁLEZ – Eu estou falando do Baú.
JESUÍNO VELHO – Eu não sei de que baú o sinhô tá falano...
PADRE GONZÁLEZ – Eu já esperava a sua negativa. Prendam-no.

Dona Augusta saltou na frente do auxiliar do Inquisidor, que já estava com um mosquete em punho.

AUGUSTA – Ninguém vai prendê meu marido!
PADRE GONZÁLEZ – Senhora, não atrapalhe o serviço da Igreja, senão a prenderemos também.
JESUÍNO VELHO – Augusta, aquiete-se. Eu tenho certeza de que sou inocente, eu vou com ele.

Jesuíno deixou a sua casa preso em uma jaula numa carroça, sendo exposto para toda a vila, que olhava perplexa. Ao longe, Cipriano olhava com ar de vitorioso.

CIPRIANO – Muito bão...

Jesuíno Velho foi levado para o Tribunal Eclesiástico improvisado no casarão emprestado por Cipriano, e lá, todo um aparato de interrogatório tinha sido instalado. E isso significa um vasto material de tortura.
Fizeram com que Jesuíno se sentasse numa tosca cadeira de madeira, , com as mãos amarradas. Um auxiliar leu alguma coisa em latim, e em seguida o Visitador se aproximou bem perto dele.

PADRE GONZÁLEZ – Você tem a chance de ter uma morte rápida, na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos diga, você olhou dentro do baú. O que viu lá dentro?
JESUÍNO VELHO – Eu não sei de baú nenhum...

O padre deu um soco em Jesuíno, tirando sangue do seu nariz. O Visitador fez um sinal e dois auxiliares pegaram as mãos de Jesuíno, colocando-o sobre um objeto que se parecia com uma prensa. As suas roupas foram tiradas, deixando-o apenas com um calção de baixo. O verdugo foi então girando a manivela, que fazia a prensa apertar cada vez mais as mãos de Jesuíno. Já se podia ver os ossos estalarem.

PADRE GONZÁLEZ – Vamos fazer isso com a sua cabeça se não se confessar.

O verdugo apertou mais, e Jesuíno gritou, e nesse momento, a sua mente voltava para o momento em que ele e o seu amigo Malheiros abriram o baú.

PADRE GONZÁLEZ – Confesse!
JESUÍNO VELHO – Eu não tenho nada pra confessar, pelo amor de Deus!
PADRE GONZÁLEZ – Tire a mão dele daí.

O verdugo retirou a mão quase esmagada de Jesuíno da prensa. Jesuíno gemia. O verdugo postou-o de costas para o padre, que retirou da cinta uma vergasta com três pontas feitas de casca de coco.

PADRE GONZÁLEZ – Isso não me deixa feliz, mas alguém tem que fazer esse trabalho mais do que ingrato.

O Visitador estendeu a vergasta para o verdugo, que mais do que na hora começou a flagelar Jesuíno. Cada vergastada arrancava pedaços da sua pele, e Jesuíno soltava apenas uns gemidos leves. As pontas de casca de coco entravam na pele como lâminas e arrancavam pedaços da mesma que voavam para o ar, com gotículas de sangue. Dessa vez Jesuíno gritava, mas parecia não ter intenção de confessar nada.

PADRE GONZÁLEZ – Você é mais tolo do que imaginei. Por que protege esse objeto de Satanás?
JESUÍNO VELHO – O sinhô está perdeno seu tempo...

Mais vergastadas. Mais gritos de Jesuíno. O verdugo continuava flagelando sem piedade.

JESUÍNO VELHO (aos gritos)– Eu olhei! Eu olhei.
PADRE GONZÁLES – Então diga que há lá dentro?

O padre falava aos berros e bem rente ao rosto de Jesuíno, a ponto de saltar saliva em seus olhos.

JESUÍNO – Nada...
PADRE GONZÁLEZ – Como nada?
JESUÍNO – Nada. Não havia nada dentro...

O padre González se levantou, e fez sinal para o verdugo continuar.

PADRE GONZÁLEZ – Se você tiver que morrer, vai morrer. Antes perder o corpo que a alma. E eu mesmo cuidarei para que a sua alma seja salva e levada aos Céus. De preferência ainda hoje. Coloquem ele na cela.

Os verdugos o pegaram pelo braço e o prenderam em uma sala onde se improvisou uma prisão. O Visitador foi para o seu gabinete, onde recebeu a visita de dona Augusta.


FIM DO FLASHBACK

JESUÍNO – Então minha mãe esteve com o Visitador...
GACÊS – Sim, ela esteve. Mas não me pergunte o que eles conversaram, isso eu não sei.
JESUÍNO – Eu vou te procurar novamente. Por favor, nós precisamos conversar mais.
GACÊS – Sempre que precisar.

Corta para a fazenda Pedra Brígida.

CIPRIANO – É um prazer recebê o sinhô aqui na minha fazenda, doutor Pederneira. Eu acho que podemos dar prosseguimento na compra das terra do maluco do Jesuíno Véio.

O advogado Marcos Pederneira entornou o copo de cachaça, e acendeu um cigarro, dando um grande trago, e fazendo argolas de fumaça. Em seguida colocou sua pasta sobre a mesa e disse:

PEDERNEIRA – Major, as coisas não são assim tão fáceis. O herdeiro direto, o senhor Jesuíno Ferreira Filho ainda está vivo e possui todos os direitos...
CIPRIANO – Para o diabo com esse moleque! Vai lá e me compra essas terras não dele! Eu num tirei aquele velho maluco pra ser vencido por um borra-bota que veio das Oropa e acha que pode me enfrentá.
PEDERNEIRA – Eu não creio que ele queira lhe vender as terras, Major...
CIPRIANO – É praisso que eu tô pagano ocê, infeliz.
PEDERNEIRA – O senhor tem toda razão, Major. Eu vou procurá-lo ainda hoje.
CIPRIANO – Bão. Vá mermo...

O advogado saiu, e Cipriano continuou na sala, conversando consigo mesmo.

CIPRIANO – Eu vou dá um jeito de acabar com esse moleque logo logo.

Corta para Jesuíno.
Jesuíno cavalgava de volta para casa, pensando em encontrar a sua mãe e tentar esclarecer a sua conversa com o Visitador, e perguntar por que motivo ela não lhe disse nada. Ele tinha a sensação de que todos escondiam alguma coisa dele, inclusive a sua própria família. Ele chegou em sua casa e foi logo saltando do cavalo. Um dos escravos já foi logo pegando o animal para dar água e descansar. Jesuíno entrou intempestivamente na sala, mas antes que o vissem, a cena que ele viu o deixou preocupado. Mais do que isso: o deixou intrigado. A sua mãe estava recebendo ninguém menos que Celson Canavieira.

JESUÍNO(Sussurrando consigo mesmo) – Mas o que é isso??!!

AUGUSTA – Eu já falei que não quero você aqui. O meu marido morreu graças àquela desgraça de baú e eu não sei onde ele está...
CELSON CANAVIEIRA – A Véia Machulla deixou que o baú fosse roubado. E a senhora é a única que ela recebia em casa, e portanto a única que sabia onde ela guardava as coisa...

Jesuíno fez cara de espanto.
JESUÍNO (sussurrando) – Eu não acredito no que eu estou ouvindo..

Ele continuou escondido.

CELSON CANAVIEIRA – A senhora viu que a Santinha tava se aproximando do Bruxo, devia ter alertado ela, que ele tava com o baú. Ela num teria morrido se soubesse...
AUGUSTA – Eu sei e você sabe que a Mariana não era bem aquilo que dizia ser! Eu achei foi bom aquela marafona ter morrido.
CALSON CANAVIEIRA (gritando)– Eu cumpri a minha parte e eu espero que a senhora também cumpra!
AUGUSTA – Cale essa boca antes que meu filho chegue e saiba de tudo...
JESUÍNO – De tudo o que, minha mãe? O que a senhora tem com esse bandido aí?
AUGUSTA – Jesuíno!!!

FIM DO CAPÍTULO 12
Ir para o topo Ir para baixo
 
A Santa e o Bruxo || Capítulo 12
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Santa e o Bruxo || Capítulo 11
» A Santa e o Bruxo || Capítulo 3
» A Santa e o Bruxo || Capítulo 9
» A Santa e o Bruxo || Capítulo 10
» A Santa e o Bruxo || Capítulo 4

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Séries de Web | Memória :: Webs Encerradas :: Finalizadas :: A Santa e o Bruxo-
Ir para: